Yoga para Crianças

A criança é um Ser em desenvolvimento e em transformação. É um ser único, com um ritmo próprio que necessita de acção para integrar o mundo. Necessita de pares para se socializar e de jogar para compreender melhor a realidade. Esta criança vive todo este percurso num contexto, mas é no seu corpo que inscreve as suas experiências. E nem sempre tem boa relação com este corpo em permanente transformação. O Yoga ajuda-a a entender, a relacionar-se e a aceitar o seu corpo em mudança e isto é fundamental para que a criança tenha uma imagem positiva de si, uma boa auto-estima e, consequentemente, condições para o bem-estar.

Às crianças, o Yoga- Sámkhya mantém a flexibilidade e a criatividade, consolida o desejo da Sabedoria, educa a atenção, confere concentração bem como valores éticos e fraternais.

O Yoga-Sámkhya prepara a criança para os choques químicos/hormonais da puberdade

 

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS de uma aula de Yoga:

  • Proporcionar a esta criança / jovem adolescente todas as vantagens de uma prática de Yoga, adaptando todas as técnicas à especificidade deste Ser em desenvolvimento, nomeadamente: endurance e flexibilidade muscular e articular; controlo neurovegetativo e respiratório; reforço imunitário; descontracção anti-stress; emocional positivo; concentração e controlo mental; alegria, equilíbrio e harmonia.
  • Desenvolver boas relações de amizade, unidade, colaboração, diálogo, partilha, e tolerância.
  • Incentivar a prática em grupo, como forma de estimular a auto-confiança, a autodisciplina e a vontade de superação dos limites pessoais.
  • Proporcionar espaços de acção criativa e solidária, onde seja visível a comunicabilidade, alegria, confiança e colaboração mútuas.
  • Fomentar o diálogo, como ponte para a construção da Amizade e interiorizar valores essenciais às relações humanas